Ferro

Ferro

Nosso sangue tem constante necessidade de ferro. Os que tem falta de ferro sofrem frequentemente de icterícia e anemia. E tenhamos em mente que o ferro tem a tarefa de transportar parte do oxigênio que os pulmões recebem pela aspiração.

“O ferro”, escreve o Dr. Riedlin, “pode transformar as perigosas substâncias da água sulfurosa, que se formam nos intestinos, em sulfato de ferro não venenoso. Por ter esta grande capacidade, o ferro desempenha papel muito importante no tratamento das enfermidades do sangue.

As substâncias da água sulfurosa, produzidas pelos resíduos pútridos dos intestinos, entram na via do sangue, e isto é uma das principais causas das dores de cabeça, mal-estares, cansaço, falta de apetite e palpitação do coração, sintomas estes que se manifestam especialmente na palidez e anemia. Das pessoas que comem terra curativa, a evacuação tem cor cinza-escuro , ás vezes negra, em virtude do sulfato de ferro, e perde seu cheiro penetrante”.

As ervas que contêm ferro tem efeito semelhante ao da terra curativa. E o ideal é a aplicação de ambos ­­­__ as ervas e a terra.

Ricas em ferro são as seguintes ervas: Urtiga, dente-de-leão, folhas de nogueira, centáurea, flores de tussilagem, funcho, melissa (ou erva cidreira). Hortelã (ou menta), anis ( ou erva-doce), aspérula.

As seguintes verduras, legumes e cereais são ricos em ferro: Espinafre, alface, cenoura, lentilha, aveia, etc.

As frutas ricas em ferro são: Maçã. Cereja, morango, limão, laranja, mexerica (bergamota ou tangerina) , grape-fruit, melancia, ameixa, uva. Noz, pêra ananás (abacaxi), côco, romã, pêssego, groselha, amora, tâmara, mamão.