Cromoterapia

Cromoterapia

Cromoterapia é usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. As cores atuam no nosso corpo, nos campos de energia que circundam os órgãos do corpo. Através da energização de cores podemos ter os benefícios no nosso corpo físico e no emocional.

A Cromoterapia é baseada nas cores do espectro solar, cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis. A luz se refrata em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul índigo e violeta, que são as cores também associadas aos centros de energia presentes no nosso corpo, os chakras.

Cromoterapia com a cor vermelha

É representada pelo chackra básico, localizado no baixo ventre. Os órgãos associados a esse chackra são: próstata, útero, trompas, ovários e testículos.
É uma cor quente e está vinculada ao sangue, ela aumenta a pressão sanguínea e ativa a circulação. Quando utilizada na decoração ou vestuário esta cor aquece. O vermelho está associado à paixão e à sexualidade.
Esta cor causa agitação, não deve ser evitada no vestuário de crianças hiperativas porque potencializa esta caracterítica.

Cromoterapia com a cor laranja

O laranja é a cor mais usada na cromoterapia, dentro das cores quentes. Ele desbloqueia, desobstrui, dissolve. É a cor da coragem, da decisão. É representado pelo chackra esplênico, localizado sobre o baço. Os órgãos associados a esse chackra são: supra-renais, baço e rins.
Está vinculada à autoestima e aos relacionamentos. Coloque uma roupa laranja para atrair bons relacionamentos, esta cor vai deixar você mais alegre, mais criativo, mais feliz e com a autoestima mais elevada.

Cromoterapia com a cor amarela

Amarelo
O amarelo é a cor que distribui, propaga. É a cor da criatividade, da vivacidade, mente ativa. É representado pelo chackra Solar, localizado no centro do abdômen. Os órgãos associados são: pâncreas e intestino.
Lembra o sol, é a cor do poder, da materialização dos sonhos e a que mais traz criatividade. Pessoas muito paradas, muito racionais e que trancam as emoções podem utilizar o amarelo, para liberar o fluxo emocional e melhorar o humor.

Cromoterapia com a cor verde

O verde está entre as cores quentes e as cores frias. É a cor da prosperidade, do equilíbrio, da ponderação, o verde é a cor anti stress. É representado pelo chackra cardíaco, localizado sobre o coração.O órgão associado é o coração.
Está associado ao coração, ao amor e à cura das doenças, esta cor acalma é símbolo de esperança. O verde traz imunidade e é a primeira cor que a retina humana reconhece.
Sua utilização é recomendada para o vestuário de pessoas deprimidas, tristes ou com a imunidade baixa, precisando de cura de doenças físicas, porque a frequencia do verde vai até o quarto chakra e alimenta a glândula timo, que produz o linfócito T e aumenta a sua imunidade.

Cromoterapia com a cor azul

O azul é a cor da calma, serenidade, tranquilidade, é a cor que remete a fé. É representado pelo chackra laríngeo, localizado na região da garganta. Os órgãos associados são: Tireóide, vias respiratórias e cordas vocais; controla a expresssão verbal.
Seu uso nas roupas de pessoas hipertensas ou hiperativas é muito benéfico.
A cor azul claro é recomendada para quartos de dormir, porque é a cor mais relaxante que existe. O azul claro também tem propriedades analgésicas, por isso quando a pessoa tem uma forte dor de cabeça, por exemplo, se colocar um lenço azul essa vibração pode ajudar a amenizar o sintoma.

Cromoterapia com a cor azul índigo

O índigo é a cor da intuição, da compreensão, da amplitude da situação. É representado pelo chackra frontal, localizado na região frontal da face, o terceiro olho. Os órgãos associados são: glândula hipófise, olhos, ouvidos e sistema nervoso parassimpático.
É vinculado às aspirações mentais e espirituais, ele conecta a sua mente com a mente de Deus, com a mente universal.Então, o uso do azul índigo é ideal para quem quer ter ideias novas, para organizar os pensamentos e livrar sua mente da negatividade.

Significado da cor Violeta

O violeta é a cor que transmuta, que nos conecta com a nossa própria alma, com as esferas superiores e com o Divino, é o nutriente vibracional do sistema nervoso central. É representado pelo chackra coronário, localizado sobre a coroa. Os órgãos associados são: glândula pineal e parte superior do encéfalo. Fortalece o sistema imunológico.
Esta é muito vitalizante e ela transmuta a frequencia de qualquer célula para uma frequencia mais elevada, consegue se comunicar com todos os chakras, com todas as partículas de matéria e transmutar tudo aquilo que não é divino em você, ou seja, sentimentos de mágoa, raiva, tristezas acumuladas, arrependimentos e dores da alma.

Conceitos de cromoterapia de Patrícia Cândido e Solange Lima