CEREAIS SUAS PROPRIEDADES ALIMENTICIAS E CURATIVAS

CEREAIS SUAS PROPRIEDADES ALIMENTICIAS E CURATIVAS

Os cereais existem em grande variedade na família das gramíneas. Seu fruto, o grão, é o cereal do qual se prepara, principalmente, o pão; em forma de mingaus, ou de farinhas, constituem também nutritivos e saudáveis alimentos.

Os cereais são com propriedades chamados “ o esteio da vida “; isto porém não é realidade quando se lhes subtrai a cutícula envoltória do grão. O processo de beneficiamento, tão comum hoje, desvitaliza, isto é, rouba a parte essencial do grão onde se localizam suas mais importantes propriedades. Deve-se, portanto, para bem da saúde, evitar o uso de pão branco e congêneres, substituindo-o pela integral.

Pode-se afirmar ser o cereal um alimento completo, contendo em boas proporções os elementos essenciais á boa saúde do corpo.

Por outro lado o cereal é também um  precioso remédio: sua casca é de grande valor terapêutico no preparo de compressas e chás.

O que predomina nos cereais são os hidratos de carbono, substâncias essas que dão energia e calor ao corpo.

Os cereais pertencem á classe dos alimentos energéticos, e, como tais, se recomendam especialmente ás pessoas de trabalho braçal.