Bhakti Yoga – Caminho da Devoção

Bhakti Yoga – Caminho da Devoção

BHAKTI YOGA (bá-qui-ti / iô-ga)

hindu

A Bhakti-yoga é um dos ramos da ioga que conduz à comunhão divina através da devoção.

No livro Bhakti-rasamrta-sindhu de Rupa Goswami, bhakti se divide em três estágios: sadhana-bhakti, bhava-bhakti e prema-bhakti. Dentro de sadhana-bhakti existem dois tipos diferentes de bhakti: vaidhi-bhakti e raganuga-bhakti.

Um dos grupos que pratica raganuga-bhakti é o Avadhuta Marga, fundado por Pitambar.

O Bhakti Yoga é uma prática que tem sua origem no mais popular texto de Yoga do mundo, o Bhagavat Gita. Este texto faz parte do Mahabharata. Nele o deus Krishna ensina o príncipe Arjuna a técnica do Yoga.
O forma como foi escrito este livro torna muito fácil a leitura (talvez esse seja o motivo pelo qual ele é o mais popular). Nele também é mostrada a maneira mais fácil de se alcançar os objetivos do Yoga ( o samadhi).
Este tipo de Yoga tornou-se muito difundido pelo mundo através do movimento Hare Krishna. Nele são usados as técnicas do púja e mantra.

Bhakti Yoga é a real e genuína procura por Deus, uma procura que começa, continua e termina em amor. Bhakti é um intenso amor por Deus. Esta é a forma mais simples e mais natural para se alcançar a Auto-Realização. Mas para que a mente não se prenda apenas a uma forma, conceito ou religião, o exercício das práticas espirituais (sadhana) é essencial para se preservar a conexão com o Divino e atingir a devoção e verdadeiro Amor por Deus.

“Quando contemplamos tudo como Deus, mantemos uma atitude devocional. Toda nossa vida se converte em um ato de adoração.” – Amma

Sobre o Sadhana:

“Sadhana (práticas espirituais) são métodos para diminuir os pensamentos e aumentar paz e assim, lentamente, o homem pode se tornar divino.” – Amma

“Não só fará a pessoa desfrutar da paz consigo mesmo, mas dará paz aos outros a sua volta também.” – Amma

“A meta do sadhana é eliminar a mente, que consiste em pensamentos e desejos. O Ser Interior está além de tudo isso. Para conhecer o Ser, a mente deve ser erradicada.” – Amma

“A devoção e a oração são os meios pelos quais despertamos a divindade dentro de nós.” – Amma

Um único momento de amor extremo por Deus proporciona a libertação eterna. O bhakta, aquele que segue a via do bhakti-yoga, faz o dom incondicional de si mesmo a Deus.

O Bhakti-yoga é a via pela qual um Amor intenso permite ao yogi elevar-se até á realidade última, que no hinduismo é conhecida por Brahman, ou Ishvara. A via do Bhakti Yoga tem como objectivo a libertação através da lembrança constante do Divino, seja este Divino conhecido por Krishna, Rama, Mahadeva, Radha, Sita ou qualquer outro nome de um Deus ou Deusa. Esta lembrança do Divino pode ter muitas formas, desde rituais dedicados ao Divino, cânticos e danças até ao sentimento de absorção total no Divino atingida durante da meditação.

O bhakti-yoga baseia-se no amor, na devoção, mas não descura o aspecto comum a qualquer prática espiritual hindu: a concentração da mente, de modo a apaziguar as flutuações/agitações da consciência. É por meio da adoração ou devoção que o bhakta consegue apaziguar as flutuações da mente e concentrar o seu espírito. A essência do Bhakti Yoga é a renúncia, entrega completa do indivíduo ao Ser Superior.

Sites:

www.ammabrasil.org
http://fpyoga.pt